Artur Guia — Campeão Nacional Sub-18 | Beatriz Gonçalves — Vice-Campeã Nacional Feminina Sub-14


Os Campeonatos Nacionais de Jovens em ritmo clássico (1h30+30 segundos por lance), decorreram entre 12 e 16 de abril, e, à semelhança do ano passado, reuniram 303 jovens em São Pedro do Sul.
Os Ferroviários do Barreiro estiveram representados por apenas seis atletas, reduzida participação a que poderá não ser alheio o facto de a FPX continuar a privilegiar o Norte do país como localização preferencial para as suas competições.
Como resultado do recente investimento na formação de jovens atletas, estivemos presentes em três dos sete escalões em disputa (dos Sub-08 aos Sub-20), com maior representação no escalão Sub-10 (três atletas), seguido pelos Sub-14 (dois) e um atleta no escalão Sub-18.


Sub-10
Neste escalão, o nosso melhor representante foi Tomás Afonso, na sua estreia em Campeonatos Nacionais. Apesar das boas referências, foi traído pela ansiedade e nervosismo, terminando na 36.ª posição com 3 pontos em 7 possíveis.
Guilherme Berjano, algo penalizado por uma preparação menos intensa, ficou dois lugares abaixo, com 2,5 pontos.
Duarte Silva, o mais recente atleta do clube e ainda com pouco tempo de formação, conquistou 2 pontos e deixou a certeza de que poderá fazer muito melhor no futuro.
Sub-14
Este escalão contou com a participação de dois atletas do GDFB.
Beatriz Gonçalves chegou à última ronda empatada com Margarida Ribeiro (CA Téssera), e o emparceiramento ditou um confronto direto entre ambas. Com 4 pontos cada, bastava à Beatriz empatar, dado que beneficiava de melhor desempate. Contudo, apesar de jogar com as peças brancas e ter alcançado alguma vantagem ao longo da partida, acabou por perdê-la, terminando assim na 2.ª posição.
Diogo Anastácio, após uma derrota comprometedora na 4.ª ronda frente a um adversário perfeitamente ao seu alcance, cometeu um erro fatal nessa partida. Ainda assim, venceu os restantes três jogos, somando 4,5 pontos e alcançando o 14.º lugar, com uma subida de 10 posições face ao seu ranking inicial, embora com um sabor algo agridoce.
Sub-18
No escalão mais forte e competitivo destes nacionais, com 46 jogadores (oito com mais de 1900 de elo) e liderados pelo FM Gustavo Ribeiro (2342), a incerteza e emoção mantiveram-se até aos últimos lances.
Quatro jogadores chegavam à última ronda com hipóteses de conquistar o título, defrontaram-se entre si.
Artur Solovyov Eloy da Guia precisava de vencer e que o Gustavo Ribeiro também o fizesse, dado que tinha derrotado este último na 4.ª ronda — garantindo assim vantagem no confronto direto. E foi exatamente isso que aconteceu, permitindo ao nosso atleta terminar com 6 pontos (+6 =0 -1) e assim conquistar o título de Campeão Nacional Sub-18.
Uma prova brilhante de Artur, que alcançou uma performance de 2186 e um ganho de 62,8 pontos de elo.
Resultados



Parabéns a todos os participantes, em especial aos nossos novos titulados!
Um agradecimento muito especial aos pais, pelo apoio incansável e incondicional ao longo de mais esta maratona competitiva.