Embarcações

 

O remo é um desporto singular que desafia os atletas tanto física como mentalmente. Remando de costas para o destino, os remadores desenvolvem um sentido apurado de orientação espacial para manobrar os barcos com precisão e segurança.

Mais do que força, o remo exige perfeita sincronização entre os atletas, garantindo um movimento suave e eficiente do barco. O equilíbrio também é fundamental, com os remadores a ajustarem constantemente os seus movimentos para manter a estabilidade e evitar capotagens.

O treino físico é essencial, combinando força, resistência e técnicas de respiração para assegurar um fornecimento constante de oxigénio, vital durante competições exigentes.

Estas competências, aliadas à dedicação e ao trabalho em equipa, fazem do remo muito mais do que um desporto – é uma verdadeira experiência de superação e união.

Remo de parelhos

Neste estilo, cada remador utiliza dois remos mais pequenos, um em cada mão. 

Este tipo de remo é usado em barcos como double scull (2x), quadruple scull (4x) ou single scull (1x).

Remo de pontas

Refere-se ao tipo de remo em que cada remador utiliza apenas um remo grande (segurado com ambas as mãos).

Este estilo é frequentemente usado em barcos como pares (2-), quatro sem (4-) ou oito com (8+).

tipologias de embarcações

O Clube Ferroviários do Barreiro oferece uma frota diversificada de embarcações de remo, atendendo às necessidades de todas as categorias e níveis de habilidade.
  • Shells
    Os Shells são barcos de remo olímpico, projetados especialmente para competições. São frequentemente utilizados no Tejo e em estágios em locais com águas mais calmas fora de Lisboa. O hangar do Clube Ferroviários do Barreiro abriga uma vasta gama de Shells, desde embarcações para 1 até 8 remadores, com ou sem timoneiro, proporcionando opções para todos os níveis de competição.
  • Yoles e Yoletes
    O Yole é o barco ideal para as condições do Rio Tejo, destacando-se pela sua largura e estabilidade. O CDFB possui XXX Yoles de 8 remadores e cerca de XXXX Yoles de 4 remadores, garantindo um ambiente seguro e adequado para treinos intensivos. Na modalidade de remo parelho, o clube dispõe de várias Yoletes de XXXX remadores (mais timoneiro), que permitem a prática segura e eficaz mesmo em condições de água mais agitadas.
  • Remo de Mar
    Em consonância com sua tradição de inovação, o CDFB está investir no Remo de Mar, uma vertente mais ousada do remo tradicional. O clube já possui embarcações especializadas para esta modalidade, permitindo a participação no circuito nacional e oferecendo aos atletas uma nova dimensão de desafios e oportunidades.
1x
Skiff
Barcos de Parelhos
Comprimento 8,2m
2x
Double Scull
Barcos de Parelhos
Comprimento 10,4m
4x
Quadri Scull
Barcos de Parelhos
Comprimento 13,4m
Shell 2
sem timoneiro
Barcos de Ponta
Comprimento 10,4m
Shell 4
Sem timoneiro
Barcos de Ponta
Comprimento 13,4m
Shell 4
Com timoneiro
Barcos de Ponta
Comprimento 13,7m
Shell 8
Com timoneiro
Barcos de Ponta
Comprimento 19,9m

Embarcações

Principais componentes

  • Função: Estrutura principal do barco que flutua na água.
  • Características:
    • Longo, estreito e leve, para reduzir a resistência à água.
    • Construído com materiais como fibra de carbono ou fibra de vidro.
  • Função: Permite que o remador mova-se para frente e para trás, utilizando a força das pernas durante o golpe.
  • Características:
    • Posicionado em carris para deslizar suavemente.
    • Essencial para maximizar a potência da remada.
  • Função: Apoiam os pés do remador, proporcionando um ponto fixo para impulsionar o corpo.
  • Características:
    • Ajustáveis para acomodar diferentes tamanhos de remadores.
    • Incluem cintas para segurar os pés.
  • Função: Utilizados pelos remadores para propulsionar o barco.
  • Características:
    • Fixos a suportes laterais (riggers).
    • Construídos em fibra de carbono, para leveza e durabilidade.
    • Com uma pá projetada para agarrar a água de forma eficiente.
  • Função: Estruturas que sustentam os remos e os mantêm estáveis.
  • Características:
    • Fixados ao casco do barco.
    • Construídos em materiais leves e resistentes.
  • Função: Dispositivos que seguram os remos no rigger, permitindo o movimento rotacional.
  • Características:
    • Mantêm o remo em posição enquanto permitem o movimento fluido.

(Apenas em barcos maiores, como o 8+)

  • Função: Controlar a direção do barco e dar comandos para os remadores.
  • Características:
    • Equipado com um leme (rudder) controlado por cabos presos aos pés ou mãos do timoneiro.
    • Usa um sistema de áudio para se comunicar com os remadores.
  • Função: Controla a direção do barco.
  • Características:
    • Geralmente presente em barcos maiores.
    • Operado pelo timoneiro ou pelo remador mais à ré.
  • Função: Parte inferior do casco que ajuda a estabilizar o barco e mantê-lo em linha reta.
  • Características:
    • Projeta-se longitudinalmente ao longo do fundo do barco.

embarcações do clube

A1
skiff - 1x
  • Material:
    • Fibra de carbono.
    • Fibra de vidro.
  • Design do casco:
    • Estreito e hidrodinâmico, para reduzir a resistência na água.
  • Assento: Deslizante, montado em carris para maximizar a eficiência da remada.
  • Fixadores (ou mancais): Montados nos apoios laterais (riggers), permitindo o movimento rotacional dos remos.
  • Remos:
    • Comprimento: 250 a 300 cm.
    • Pá: Cerca de 50 cm por 25 cm.
A2
double scull - 2x
  • Material:
    • Fibra de carbono.
    • Fibra de vidro.
  • Design do casco:
    • Estreito e hidrodinâmico, desenhado para velocidade e estabilidade.
  • Assentos: Dois assentos deslizantes, montados em carris independentes para cada remador.
  • Fixadores (ou mancais): Montados nos apoios laterais (riggers) de cada remador, permitindo o movimento rotacional dos remos.
  • Remos:
    • Comprimento: 250 a 300 cm.
    • Pá: Cerca de 50 cm por 25 cm.
  • Coordenação: Requer alta sincronização entre os remadores para alcançar máxima eficiência e estabilidade.
A4
quadri scull - 4x
  • Material:
    • Fibra de carbono.
    • Fibra de vidro.
  • Design do casco:
    • Estreito e hidrodinâmico, optimizado para alta velocidade e estabilidade relativa.
  • Assentos: Quatro assentos deslizantes, montados em carris independentes, um para cada remador.
  • Fixadores (ou mancais): Montados nos apoios laterais (riggers) de cada remador, permitindo o movimento rotacional dos remos.
  • Remos:
    • Comprimento: 250 a 300 cm.
    • Pá: Cerca de 50 cm por 25 cm.
  • Coordenação: Exige uma sincronização rigorosa entre os quatro remadores para garantir estabilidade e maximizar a velocidade.
12
shell 2x - sem timoneiro
  • Material:
    • Fibra de carbono.
    • Fibra de vidro.
  • Design do casco:
    • Estreito, hidrodinâmico e leve, desenhado para velocidade e eficiência.
  • Assentos: Dois assentos deslizantes, montados em carris independentes, permitindo a utilização total da força das pernas.
  • Fixadores (ou mancais): Montados nos apoios laterais (riggers) de cada remador, permitindo o movimento rotacional dos remos.
  • Remos:
    • Comprimento: 250 a 300 cm.
    • Pá: Cerca de 50 cm por 25 cm.
  • Leme: Pode estar ausente ou ser controlado pelo remador mais à ré, com os pés.
  • Coordenação: Exige sincronização entre os dois remadores para manter o equilíbrio e a eficiência.
14
shell 4x - sem timoneiro
  • Material:
    • Fibra de carbono.
    • Fibra de vidro.
  • Design do casco:
    • Estreito, hidrodinâmico e leve, projetado para alta velocidade e estabilidade relativa.
  • Assentos: Quatro assentos deslizantes, montados em carris independentes, permitindo a extensão total das pernas durante a remada.
  • Fixadores (ou mancais): Montados nos apoios laterais (riggers) para cada remador, permitindo o movimento rotacional dos remos.
  • Remos:
    • Comprimento: 250 a 300 cm.
    • Pá: Cerca de 50 cm por 25 cm.
  • Leme: Normalmente ausente; a direção é ajustada pelos remadores, geralmente pelo remador mais à ré, que controla com os pés.
  • Coordenação: Requer sincronização rigorosa entre os quatro remadores para garantir a estabilidade, maximizar a eficiência e manter a direção.
14t
shell 4x - com timoneiro
  • Material:
    • Fibra de carbono.
    • Fibra de vidro.
  • Design do casco:
    • Longo e estreito, hidrodinâmico, desenhado para estabilidade e velocidade em condições controladas.
  • Assentos:
    • Quatro assentos deslizantes independentes para os remadores, permitindo a utilização total da força das pernas.
  • Fixadores (ou mancais):
    • Montados nos apoios laterais (riggers), asseguram o movimento rotacional dos remos.
  • Remos:
    • Comprimento: 250 a 300 cm.
    • Pá: Cerca de 50 cm por 25 cm.
  • Timoneiro:
    • Posicionado na popa ou na proa, controla a direção do barco usando um leme.
    • Dá comandos para sincronizar a equipa e ajustar a cadência.
  • Leme: Operado pelo timoneiro para garantir a estabilidade direcional.
  • Coordenação:
    • Requer sincronização rigorosa entre os remadores e resposta imediata aos comandos do timoneiro para maximizar o desempenho e manter a direção.
18
shell 8x - com timoneiro
  • Material:
    • Fibra de carbono.
    • Fibra de vidro.
  • Design do casco:
    • Longo e estreito, com hidrodinâmica otimizada para alta velocidade e eficiência em águas calmas.
  • Assentos:
    • Oito assentos deslizantes independentes, permitindo o uso completo da força das pernas pelos remadores.
  • Fixadores (ou mancais):
    • Montados nos apoios laterais (riggers), garantindo a rotação fluida dos remos.
  • Remos:
    • Comprimento: 250 a 300 cm.
    • Pá: Cerca de 50 cm por 25 cm.
  • Timoneiro:
    • Posicionado na popa ou na proa, o timoneiro controla a direção através de um leme.
    • Dá comandos aos remadores, ajusta a cadência e coordena o trabalho em equipa.
  • Leme: Operado pelo timoneiro, essencial para a direção e estabilidade do barco.
  • Coordenação:
    • Exige sincronização extrema entre os oito remadores para alcançar máxima eficiência e estabilidade.
    • O papel do timoneiro é crucial para alinhar a cadência e corrigir desvios de trajetória.