Embarcações
O remo é um desporto singular que desafia os atletas tanto física como mentalmente. Remando de costas para o destino, os remadores desenvolvem um sentido apurado de orientação espacial para manobrar os barcos com precisão e segurança.
Mais do que força, o remo exige perfeita sincronização entre os atletas, garantindo um movimento suave e eficiente do barco. O equilíbrio também é fundamental, com os remadores a ajustarem constantemente os seus movimentos para manter a estabilidade e evitar capotagens.
O treino físico é essencial, combinando força, resistência e técnicas de respiração para assegurar um fornecimento constante de oxigénio, vital durante competições exigentes.
Estas competências, aliadas à dedicação e ao trabalho em equipa, fazem do remo muito mais do que um desporto – é uma verdadeira experiência de superação e união.
Remo de parelhos
Neste estilo, cada remador utiliza dois remos mais pequenos, um em cada mão.
Este tipo de remo é usado em barcos como double scull (2x), quadruple scull (4x) ou single scull (1x).
Remo de pontas
Refere-se ao tipo de remo em que cada remador utiliza apenas um remo grande (segurado com ambas as mãos).
Este estilo é frequentemente usado em barcos como pares (2-), quatro sem (4-) ou oito com (8+).
tipologias de embarcações
O Clube Ferroviários do Barreiro oferece uma frota diversificada de embarcações de remo, atendendo às necessidades de todas as categorias e níveis de habilidade.
- Shells
Os Shells são barcos de remo olímpico, projetados especialmente para competições. São frequentemente utilizados no Tejo e em estágios em locais com águas mais calmas fora de Lisboa. O hangar do Clube Ferroviários do Barreiro abriga uma vasta gama de Shells, desde embarcações para 1 até 8 remadores, com ou sem timoneiro, proporcionando opções para todos os níveis de competição. - Yoles e Yoletes
O Yole é o barco ideal para as condições do Rio Tejo, destacando-se pela sua largura e estabilidade. O CDFB possui XXX Yoles de 8 remadores e cerca de XXXX Yoles de 4 remadores, garantindo um ambiente seguro e adequado para treinos intensivos. Na modalidade de remo parelho, o clube dispõe de várias Yoletes de XXXX remadores (mais timoneiro), que permitem a prática segura e eficaz mesmo em condições de água mais agitadas. - Remo de Mar
Em consonância com sua tradição de inovação, o CDFB está investir no Remo de Mar, uma vertente mais ousada do remo tradicional. O clube já possui embarcações especializadas para esta modalidade, permitindo a participação no circuito nacional e oferecendo aos atletas uma nova dimensão de desafios e oportunidades.
Skiff
Comprimento 8,2m
Double Scull
Comprimento 10,4m
Quadri Scull
Comprimento 13,4m
sem timoneiro
Comprimento 10,4m
Sem timoneiro
Comprimento 13,4m
Com timoneiro
Comprimento 13,7m
Com timoneiro
Comprimento 19,9m
Embarcações
Principais componentes
Casco
- Função: Estrutura principal do barco que flutua na água.
- Características:
- Longo, estreito e leve, para reduzir a resistência à água.
- Construído com materiais como fibra de carbono ou fibra de vidro.
Banco deslizante - sliding seat
- Função: Permite que o remador mova-se para frente e para trás, utilizando a força das pernas durante o golpe.
- Características:
- Posicionado em carris para deslizar suavemente.
- Essencial para maximizar a potência da remada.
Calhas e apoios para pés - foot stretchers
- Função: Apoiam os pés do remador, proporcionando um ponto fixo para impulsionar o corpo.
- Características:
- Ajustáveis para acomodar diferentes tamanhos de remadores.
- Incluem cintas para segurar os pés.
Duelas ou Remos - oars
- Função: Utilizados pelos remadores para propulsionar o barco.
- Características:
- Fixos a suportes laterais (riggers).
- Construídos em fibra de carbono, para leveza e durabilidade.
- Com uma pá projetada para agarrar a água de forma eficiente.
Apoios laterais - riggers
- Função: Estruturas que sustentam os remos e os mantêm estáveis.
- Características:
- Fixados ao casco do barco.
- Construídos em materiais leves e resistentes.
Fixadores ou mancais - oarlocks
- Função: Dispositivos que seguram os remos no rigger, permitindo o movimento rotacional.
- Características:
- Mantêm o remo em posição enquanto permitem o movimento fluido.
Timoneiro - coxswain e Equipamento de Direção
(Apenas em barcos maiores, como o 8+)
- Função: Controlar a direção do barco e dar comandos para os remadores.
- Características:
- Equipado com um leme (rudder) controlado por cabos presos aos pés ou mãos do timoneiro.
- Usa um sistema de áudio para se comunicar com os remadores.
Leme - rudder
- Função: Controla a direção do barco.
- Características:
- Geralmente presente em barcos maiores.
- Operado pelo timoneiro ou pelo remador mais à ré.
Quilha - keel
- Função: Parte inferior do casco que ajuda a estabilizar o barco e mantê-lo em linha reta.
- Características:
- Projeta-se longitudinalmente ao longo do fundo do barco.
embarcações do clube

skiff - 1x
- 1 remador
- sem timoneiro
- Comprimento - 8,2 a 8,6 metros
- Largura: 28 cm
- Mínimo 14 kg - FIR
- Material:
- Fibra de carbono.
- Fibra de vidro.
- Design do casco:
- Estreito e hidrodinâmico, para reduzir a resistência na água.
- Assento: Deslizante, montado em carris para maximizar a eficiência da remada.
- Fixadores (ou mancais): Montados nos apoios laterais (riggers), permitindo o movimento rotacional dos remos.
- Remos:
- Comprimento: 250 a 300 cm.
- Pá: Cerca de 50 cm por 25 cm.

double scull - 2x
- 2 remador
- sem timoneiro
- Comprimento - 10 e 10,4 metros
- Largura: 33 cm
- Mínimo 27 kg - FIR
- Material:
- Fibra de carbono.
- Fibra de vidro.
- Design do casco:
- Estreito e hidrodinâmico, desenhado para velocidade e estabilidade.
- Assentos: Dois assentos deslizantes, montados em carris independentes para cada remador.
- Fixadores (ou mancais): Montados nos apoios laterais (riggers) de cada remador, permitindo o movimento rotacional dos remos.
- Remos:
- Comprimento: 250 a 300 cm.
- Pá: Cerca de 50 cm por 25 cm.
- Coordenação: Requer alta sincronização entre os remadores para alcançar máxima eficiência e estabilidade.

quadri scull - 4x
- 4 remador
- sem timoneiro
- Comprimento - 12,3 e 13 metros
- Largura: 40 cm
- Mínimo 52 kg - FIR
- Material:
- Fibra de carbono.
- Fibra de vidro.
- Design do casco:
- Estreito e hidrodinâmico, optimizado para alta velocidade e estabilidade relativa.
- Assentos: Quatro assentos deslizantes, montados em carris independentes, um para cada remador.
- Fixadores (ou mancais): Montados nos apoios laterais (riggers) de cada remador, permitindo o movimento rotacional dos remos.
- Remos:
- Comprimento: 250 a 300 cm.
- Pá: Cerca de 50 cm por 25 cm.
- Coordenação: Exige uma sincronização rigorosa entre os quatro remadores para garantir estabilidade e maximizar a velocidade.

shell 2x - sem timoneiro
- 2 remador
- sem timoneiro
- Comprimento - 10 e 10,4 metros
- Largura: 33 cm
- Mínimo 27 kg - FIR
- Material:
- Fibra de carbono.
- Fibra de vidro.
- Design do casco:
- Estreito, hidrodinâmico e leve, desenhado para velocidade e eficiência.
- Assentos: Dois assentos deslizantes, montados em carris independentes, permitindo a utilização total da força das pernas.
- Fixadores (ou mancais): Montados nos apoios laterais (riggers) de cada remador, permitindo o movimento rotacional dos remos.
- Remos:
- Comprimento: 250 a 300 cm.
- Pá: Cerca de 50 cm por 25 cm.
- Leme: Pode estar ausente ou ser controlado pelo remador mais à ré, com os pés.
- Coordenação: Exige sincronização entre os dois remadores para manter o equilíbrio e a eficiência.

shell 4x - sem timoneiro
- 4 remador
- sem timoneiro
- Comprimento - 12,5 e 13 metros
- Largura: 40 cm
- Mínimo 52 kg - FIR
- Material:
- Fibra de carbono.
- Fibra de vidro.
- Design do casco:
- Estreito, hidrodinâmico e leve, projetado para alta velocidade e estabilidade relativa.
- Assentos: Quatro assentos deslizantes, montados em carris independentes, permitindo a extensão total das pernas durante a remada.
- Fixadores (ou mancais): Montados nos apoios laterais (riggers) para cada remador, permitindo o movimento rotacional dos remos.
- Remos:
- Comprimento: 250 a 300 cm.
- Pá: Cerca de 50 cm por 25 cm.
- Leme: Normalmente ausente; a direção é ajustada pelos remadores, geralmente pelo remador mais à ré, que controla com os pés.
- Coordenação: Requer sincronização rigorosa entre os quatro remadores para garantir a estabilidade, maximizar a eficiência e manter a direção.

shell 4x - com timoneiro
- 4 remador
- com timoneiro
- Comprimento - 13,5 metros
- Largura: 40 cm
- Mínimo 53 kg - FIR
- Material:
- Fibra de carbono.
- Fibra de vidro.
- Design do casco:
- Longo e estreito, hidrodinâmico, desenhado para estabilidade e velocidade em condições controladas.
- Assentos:
- Quatro assentos deslizantes independentes para os remadores, permitindo a utilização total da força das pernas.
- Fixadores (ou mancais):
- Montados nos apoios laterais (riggers), asseguram o movimento rotacional dos remos.
- Remos:
- Comprimento: 250 a 300 cm.
- Pá: Cerca de 50 cm por 25 cm.
- Timoneiro:
- Posicionado na popa ou na proa, controla a direção do barco usando um leme.
- Dá comandos para sincronizar a equipa e ajustar a cadência.
- Leme: Operado pelo timoneiro para garantir a estabilidade direcional.
- Coordenação:
- Requer sincronização rigorosa entre os remadores e resposta imediata aos comandos do timoneiro para maximizar o desempenho e manter a direção.

shell 8x - com timoneiro
- 8 remador
- com timoneiro
- Comprimento - 19 metros
- Largura: 58 cm
- Mínimo 96 kg - FIR
- Material:
- Fibra de carbono.
- Fibra de vidro.
- Design do casco:
- Longo e estreito, com hidrodinâmica otimizada para alta velocidade e eficiência em águas calmas.
- Assentos:
- Oito assentos deslizantes independentes, permitindo o uso completo da força das pernas pelos remadores.
- Fixadores (ou mancais):
- Montados nos apoios laterais (riggers), garantindo a rotação fluida dos remos.
- Remos:
- Comprimento: 250 a 300 cm.
- Pá: Cerca de 50 cm por 25 cm.
- Timoneiro:
- Posicionado na popa ou na proa, o timoneiro controla a direção através de um leme.
- Dá comandos aos remadores, ajusta a cadência e coordena o trabalho em equipa.
- Leme: Operado pelo timoneiro, essencial para a direção e estabilidade do barco.
- Coordenação:
- Exige sincronização extrema entre os oito remadores para alcançar máxima eficiência e estabilidade.
- O papel do timoneiro é crucial para alinhar a cadência e corrigir desvios de trajetória.